As suculentas são plantas rústicas, que podem sobreviver as várias condições extremas de cultivo. Porém, podem acabar sofrendo com o tempo caso sejam esquecidas de receber os cuidados de cultivo básicos.
Geralmente, as suculentas podem murchar por excesso ou falta de água. Além disso, altas temperaturas, pragas e doenças também podem causar a murcha da suculenta.
Excesso de água
Com a rega excessiva as folhas das suculentas ficam flácidas e enrugadas, podendo cair facilmente quando tocadas.
A melhor maneira de evitar a rega excessiva nas suculentas é permitir que o solo seque completamente entre as regas.
Esse período de regas fica em torno de 1 vez por semana. E para garantir uma boa drenagem é ideal utilizar um substrato de qualidade que permita que água escorra com facilidade até o orifício de drenagem do vaso.
Falta de água
Por mais que as suculentas sejam capazes de armazenar água em suas folhas e caule, elas ainda assim precisam de ser regadas com uma frequência adequada.
Como já foi mencionado: uma vez por semana, ou até que o solo esteja completamente seco
Altas temperaturas
As suculentas são plantas que adoram sol. Porém, certas regiões do mundo apresentam temperaturas extremamente elevadas, o que pode causar um grande estresse nas suculentas.
Portanto, você deve sempre ficar atento a esse fator quando se trata do cultivo de suculentas. Sempre regue quando for necessário.
Pragas e doenças
As vezes com o excesso de água, substrato pobre em nutrientes e falta de adubação, podem tornar a suculenta suscetível ao ataque de pragas e doenças que além de causar a murcha, acabam matando a suculenta.
Logo, regue da maneira correta e adube frequentemente suas plantas para que elas possam estar vigorosas e fortes.
Postar um comentário