O que fazer com uma suculenta estiolada

Comparação de suculenta saudável e suculenta estiolada
Via @succulent.yinn

Uma suculenta estiolada irá crescer de forma anormal, ficando alongada, com folhas pequenas e bem espaçadas no caule. Esse fenômeno ocorre pela ausência ou pouca quantidade de luz que ela recebe ao longo de sua vida.

A deformação ocorre pelo fato da planta ir em direção a luz do sol. Isso resulta em uma planta “esticada”.  Esse processo faz as suculentas gastarem muita energia, deixando-as fracas e sem vida. 

O estiolamento é mais comum em suculentas que ficam dentro de casa, ou em locais onde a luz solar é escassa.


Importância da luz para as plantas 

A luz solar é o principal promotor da fotossíntese nas plantas. E é através desse processo que elas são capazes de gerar seu próprio alimento para crescer e se desenvolver. 

Em suma, se as plantas são cultivadas em condições de pouca luz, elas se esticam, se curvam ou fazem o que podem para alcançar a luz, para que possam produzir comida e sobreviver. 

Como posso saber se minha suculenta está estiolada? 

Folhas apontam para baixo 

Suculentas como as Echeverias têm o formato de rosetas, com folhas grandes e carnudas. No entanto, quando são privadas de luz, essas folhas começam a cair e, eventualmente, apontam para baixo. Isso faz a planta deixar de ter o formato de roseta. 

Isso serve como o primeiro sinal de que o estiolamento está começando. Este fenômeno de folhas apontando para baixo é a adaptação da planta para obter acesso suficiente a mais luz para a fotossíntese, aumentando a área da superfície das folhas. 

As suculentas ficam inclinadas 

Enquanto uma planta normal e saudável cresce verticalmente, as suculentas famintas de luz geralmente aparecem curvas, crescendo na direção onde parece haver mais luz. Isso resulta em um caule fraco e quebradiço. 

Crescimento rápido 

A maioria das suculentas são conhecidas por terem crescimento lento. No entanto, quando carentes de luz, eles tendem a exibir um crescimento rápido em direção a luz do sol. 

Este crescimento acelerado leva a uma haste alongada com poucas folhas muito espaçadas. A explicação para isso é que as novas folhas não conseguem acompanhar a taxa de crescimento do novo caule e, portanto, apenas algumas folhas são formadas. 

Folhas finas 

Geralmente as folhas das suculentas estioladas ficam finas, com aparência arredondada. Além disso, podem perder a cor. 


Como recuperar uma suculenta estiolada 

Em uma resposta bem direta: é impossível de reverter o problema quando uma suculenta está estiolada. Porém, ainda é possível transforma-la em novas mudas. Portanto, é sempre bom ficar atento as suculentas para evitar o estiolamento. 

Para fazer novas mudas de suculentas estioladas o mais indicado seria você pode fazer a decapitação e também propagar através das folhas.

Como prevenir o estiolamento 

Não nada de complicado na prevenção do estiolamento de suculentas, apenas ofereça as condições ideais de cultivo. 

Reposicionando suas suculentas 

Procure um local bem iluminado que receba no mínimo 4 horas de luz solar direta por dia. Mas tenha cuidado para não exagerar. Muito sol pode causar queimaduras solares. 

Invista em uma lâmpada de cultivo 

Esses recursos de luz artificial ajudam no crescimento das plantas que são cultivadas em ambiente fechados, fornecendo comprimentos de onda específicos da fotossíntese. Isso garante que a planta continue produzindo alimento para sobreviver. 

Uma lâmpada de cultivo é ideal para você que mora em locais onde os dias são nublados, ou em apartamentos que a luz do sol não é abundante. Certifique-se de posicionar a lâmpada de cultivo verticalmente acima de sua planta para garantir que ela cresça em linha reta.

Cuidados Básicos

Além disso, é muito importante que você não esqueça de colocar sua suculenta em solo bem drenávelregar semanalmente, sempre adubar quando necessário e, claro, oferecer luz diária. Fazendo isso, você irá prevenir uma série de problemas com suas amadas suculentas.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem