Motivos que deixam as suculentas murchas ou enrugadas

Motivos que deixam as suculentas murchas ou enrugadas


As suculentas estão cada vez mais populares pela sua facilidade de cultivo. Mas para os iniciantes, algumas atividades simples podem ser um grande problema.

Por isso, neste artigo, veja as principais razões pelas quais as folhas suculentas estão enrugadas ou murchas, que estão relacionadas a água, luz e solo.


Água

A palavra suculenta é derivada de uma palavra latina 'sucus', que significa 'suco' ou 'seiva'. As suculentas têm essa capacidade maravilhosa de armazenar água em suas folhas, caules e em alguns casos, também em suas raízes.

Elas têm tecidos e células especiais capazes de realizar essa função de armazenamento de água. E isso faz com que elas tenham esse formato redondo.


Por que a suculenta tem que armazenar água?

Em seu habitat natural, as suculentas vivem em condições muito secas, quentes e áridas. A água pode demorar semanas para aparecer através das chuvas. Logo, sobreviver em tais condições não é fácil.

Além disso, sabe-se que algumas suculentas na África sobrevivem sem água por até 2 anos .

Isso torna as suculentas espécies de plantas extremamente adaptadas e tolerantes à seca .

Compreender este contexto é muito importante no cultivo de suculentas, porque se você regar demais elas poderão apodrecer e morrer rapidamente.

Se você deixá-las passar por longos períodos sem água, isso também pode resultar em folhas murchas.

Rega excessiva

A rega excessiva é uma das razões principais e mais comuns para a morte de uma suculenta . Uma maneira muito fácil de perceber se você regou demais sua suculenta, é verificar suas folhas.

Se as folhas estão enrugadas com aspecto pastoso, é provável que você tenha regado demais a suculenta.

Por causa do excesso de água presente no solo, as raízes da suculenta não serão capazes de respirar e as folhas começarão a murchar e poderão cair com um simples toque.

Qual é a aparência das suculentas quando regadas em excesso?

  • As folhas ficam enrugadas e geralmente apontam para baixo
  • As folhas ficam pastosas
  • As folhas ficam sensíveis e caem com um simples toque
  • As folhas parecem mais claras e tornaram-se translúcidas
Normalmente, as folhas de baixo são as que começarão a apresentar primeiro esses sinais.

Para resolver este problema, você terá que tirar a suculenta do vaso.

Remova as raízes podres.

Se notar que o solo está úmido, troque-o por um substrato seco.

Coloque a suculenta à sombra e deixe secar completamente por 2 a 3 dias.

Após 3 dias, coloque-a de volta no vaso com o novo substrato.


Falta de rega

As suculentas são muito populares por sua tolerância à seca. Mas isso não significa que eles não precisem de água.

Tudo depende das condições de cultivo em que são plantadas. Se as condições forem extremamente quentes e secas, a sua suculenta pode necessitar de rega mais frequente. Ou, se as condições forem mais frias ela irá necessitar de menos água.

Sinais de uma suculenta com falta de água
  • As folhas ficam enrugadas
  • Suculenta irá brotar raízes áereas no caule
Para resolver, basta regar generosamente a suculenta até que a água saia pelo orifício de drenagem no fundo do vaso.

Você notará alguma diferença em sua suculenta, apenas depois de 2 a 4 dias. Se não notar nenhuma diferença, regue novamente e mantenha um esquema de rega mais regular.

Luz

As suculentas em seu habitat natural amam e prosperam em condições de iluminação intensa. Eles geralmente precisam de 3 a 6 horas diárias de luz solar direta, independente do local em que estejam, dentro ou fora de casa.

Essa necessidade de luz pode variar dependendo da espécie, mas receber pelo menos 3 horas de luz solar direta todos os dias é uma obrigação para elas.

Se eles não recebem luz suficiente, seus caules começam a esticar e as folhas começam a crescer finas e espaçadas.

Este processo de alongamento para receber mais luz é chamado de estiolamento. Isso acontece quando as suculentas são cultivadas em condições de iluminação desfavoráveis.

Entretando, a luz solar excessiva para suculentas que não estão acostumas a receber o sol pleno todo os dias, pode ser um problema. E quando associados a falta de rega, ocasiona a mucha das folhas mais rapidamente.

Além disso, essa exposição prolongada pode ocasionar, também, a queima das folhas. Que é um processo irreversível, que posteriormente pode matar a suculenta.


Solo

O solo desempenha um papel muito importante no crescimento ideal de suculentas. Em seu habitat natural, eles crescem em condições de solo seco, arenoso e pobre em nutrientes.

Se sua suculenta não for colocada em um vaso em solo bem drenado, isso pode levar a problemas relacionados ao excesso de água.

Se houver excesso de água no solo, as raízes começarão a apodrecer. a primeira delas será as folhas se enrolando.

Apesar das suculentas não serem muito exigentes e nutrientes, ter um bom substrato irá fazê-las crescer e se desenvolver cada vez melhor.

Conclusão

Como vimos o que pode causar a murcha ou enrugamento das suculentas são o excesso de água ou a falta delas. Assim como o excesso de luz solar e o substrato inadequado.

Outra dica seria pesquisar o tipo específico de suculenta que você tem para saber as suas reais necessidades. Isso tornará sua vida muito mais fácil. O processo de cultivo de suculentas será mais agradável.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem