A rega é uma das partes mais importantes no cuidado de suculentas que você deve ter. Sendo o excesso de água um dos principais problemas que os iniciantes enfrentam.
Neste artigo, vou te ajudar a recuperar sua suculenta que está com falta de água.
As suculentas são um grupo de plantas que podem sobreviver por longos períodos de seca. Elas também são muito fáceis de cultivar, logo são uma boa indicação para iniciantes para iniciantes na jardinagem.
Mas isso não significa que você possa esquecer de regá-la.
As necessidades de rega de uma suculenta
Existem vários fatores envolvidos na determinação da quantidade de água que uma suculenta precisa. Alguns dos principais fatores estão listados abaixo:
- Tipo de suculenta.
- Clima
- Estação do ano
- Local da suculenta (dentro ou fora de casa)
- Tamanho do vaso
- Tipos de substrato
Sinais de uma suculenta com excesso de água
Folhas enrugadas
Se a maioria das folhas de sua suculenta estiver enrugada, esse é o primeiro sinal de que você precisa regar sua planta.
Roseta muito fechada
Se você tem uma suculenta formadora de rosetas como Echeverias, em caso de falta de rega elas ficarão bastante fechadas.]
Sistema radicular
Não ter um sistema radicular saudável pode ser outro motivo para falta de água. Se for esse o caso, a raiz impedirá que a água chegue às folhas, resultando em uma suculenta murcha e sem vida.
Período de dormência
Outro ponto a considerar é o período de dormência da suculenta.. A dormência é o período de repouso da planta em que ela não está crescendo ativamente, exigindo menos quantidade de água e adubação. Por exemplo, se sua planta está dormente no inverno, isso significa que ela crescerá no verão e precisará de regas mais frequentes neste período.
Raízes aéreas
Verifique se há crescimento de raízes aéreas no caule da suculenta. As raízes aéreas crescem acima do solo e são usadas para coletar água do ar. Se você ver raízes aéreas, significa que ela está precisando de água.
Problemas de uma suculenta com falta de água
As consequências da falta de água são muito menores do que se ela estivesse excesso de água. Mas é sempre bom resolver o problema o quanto antes para evitar problemas mais graves.
Não suprir as necessidades de água de sua suculenta pode causar crescimento lento.
Postar um comentário