![]() |
Via morethanhungry.com |
Esse método de propagação e mais rápido que o método de propagação por folhas. Pois, após realizar o corte, a muda já está pronto, restando apenas que ela enraíze para se desenvolver.
Para fazer mudas de suculentas por meio de estacas, é necessário realizar um corte perfeito e ter os devidos cuidados para que ela possa enraizar facilmente.
Confira o passo a passo e aprenda a multiplicar sua coleção de suculentas de maneira fácil e rápida.
Corte da estaca
Corte cuidadosamente um ramo saudável de aproximadamente 15cm de comprimento.
Limpeza
Retire as folhas, deixando apenas algumas na ponta do ramo. Em seguida passe álcool isopropílico ou canela em pó para cicatrizar o corte.
Cicatrização
Espere pelo menos um dia até que que a cicatrização esteja completa antes de colocar a estaca no solo.
Material
Use um vaso com boa drenagem, juntamente com um bom substrato para cactos e suculentas. Em seguida coloque a estaca no solo, enterre apenas poucos centímetros.
Rega
Regue a muda diariamente até que as raízes estejam desenvolvidas. Não deixe o solo encharcado. Essa etapa é para apenas manter a planta úmida, evitando seu ressecamento antes de enraizar.
Local ideal
Deixe sua muda em local arejado e iluminado, mas que não receba luz direta do sol.
Tempo de enraizamento
O período para a formação das raízes fica em torno de 1 mês. Não retire a planta do solo, pois isso pode diminuir as chances da planta vingar.
Espécies mais indicadas
As suculentas mais indicadas para esse tipo de propagação são as que têm caules mais longos e muitas ramificações, como por exemplo as suculentas do gênero Aeonium.
Cuidados gerais
Após a muda enraizar, tome os cuidados necessários para mantes sua suculenta viva. Faça a adubação no período correto, regue adequadamente e deixe-a no sol por pelo menos 4 horas diárias.
Este mesmo procedimento pode ser feito com as hastes florais das suculentas para gerar novas mudas.
Postar um comentário