![]() |
Via the succulent source |
A propagação por meio de estacas é provavelmente a maneira mais simples de se propagar um cacto, pois muitas espécies de cactos podem ser propagadas através desse método.
Basicamente, é realizado um corte na planta em que se deseja propagar, em seguida, o mesmo é deixado secar e após é colocado no solo. A estaca irá começar a enraizar a partir da extremidade do corte.
Corte do cacto
Use uma faca ou uma tesoura limpa e bem afiada para realizar o corte no cacto. Retire a parte que deseja propagar, de mais ou menos 10 cm de comprimento. Use luvas para proteger suas mãos, além disso pode-se utilizar pinças para manusear os pedações cortados com mais facilidade.
Deixe secar
Deixe o corte secar por alguns dias para permitir a cicatrização do local. Dependendo do tamanho do corte, isso pode levar de três dias a uma semana.
Local para deixar secar
Deixe a parte cortada do corte exposta ao ar. Coloque em um local seco e arejado, mas não permita que a luz do sol bata diretamente enquanto o cacto está secando.
Use enraizadores
Você pode optar por utilizar hormônios enraizadores para acelerar o processo de formação da muda. Então, depois de seco, passe a parte cortada no hormônio de enraizamento, antes de plantar.
Plante a estaca
Prepare um bom substrato adequado para cactos, que com uma drenagem muito boa. Coloque a estaca no vaso, enfiando a parte cortada no solo. Cerca de ⅓ do corte deve ser plantado no solo.
Rega
Regue com moderação. Espere alguns dias antes de molhar diretamente o cacto recém-plantado. Você pode borrifar o solo quando parecer seco. Assim que as raízes estiverem estabelecidas, regue somente quando o solo estiver seco.
Dica
Até as raízes estiverem estabelecidas, evite colocar o cacto na luz direta do sol. A luz em excesso pode fazer seu cacto ficar com queimaduras.
Tempo de enraizamento
Pode levar algumas semanas para que as raízes se estabeleçam. Alguns meses depois, você irá notar que a planta estará mais forte, sendo assim pode aumentar lentamente a quantidade e a intensidade da luz solar.
Postar um comentário