Como propagar cactos através de enxertia?

 

Cactos enxertados
Via chhajed garden

A enxertia é o processo onde se pega um pedaço cortado de um cacto e fixa ele a um outro pedaço cortado de cacto. A parte cortada ou enxertada é chamada de “copa” e a base ou parte enraizada é chamada de “porta-enxerto”.

A enxertia requer um porta-enxerto compatível e resistente, isso é muito importante para o sucesso do enxerto. A compatibilidade é maior quando o porta-enxerto e a muda são da mesma espécie e diminui quanto mais distantes os cactos estão em suas relações genéticas. 

O enxerto de cactos é feito para várias finalidades. Um dos objetivos é produzir caules que sejam menos suscetíveis a pragas e doenças. Outro motivo é substituir um caule existente que está apodrecendo ou morrendo por alguma doença.

Corte a copa 

Use uma tesoura ou faca bem afiada e limpa. Corte a parte do cacto que você deseja enxertar. 

Corte o porta-enxerto 

Faça o corte alguns centímetros abaixo do topo do cacto, para que ambos os cactos tenham mais área de contato. 

Fixando a enxertia 

As pastes cortadas devem estar em contato. Fixe-as usando uma fita ou um saco plástico. Não há necessidade pressionar tanto.

Rega

Regue o solo como de costume. Preferencialmente uma vez por semana.

Tempo de espera 

Espere cerca de dois meses. Após cerca de um ou dois meses, a fita. Esse é o período ideal para que você tenha um novo cacto da forma que você resolveu monta-lo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem