![]() |
Via laidbackgardener |
Os cactos podem ficar finos por basicamente duas coisas, falta de luz solar ou falta de nutrientes do solo. Então, para engrossar um cacto é necessário, primeiro, verificar quais desses problemas está ocorrendo com sua planta.
Os cactos que são cultivados dentro de casa têm maior probabilidade de ficarem finos por falta de luz. Esse fenômeno de ficarem mais finas é denominado de estiolamento.
Enquanto que em outras plantas é mais fácil de identificar o estiolamento (caules finos e inclinados em direção ao sol, com entrenós bem espaçados e folhas menores e amareladas), nos cactos esse problema será mais visível quando estiver em um estado mais avançado, pois eles não têm folhas para comparar e seus caules grossos não se parecem em nada com os de outras plantas. E isso torna mais difícil identificar o estiolamento nos cactos no início.
Quando os cactos não estão recebendo luz suficiente, seu caule cresce mais rápido que o normal. Mas a haste produzida é mais fina do que deveria ser e tende a ser pontiaguda, ao invés de arredondada como deveria ser, dando um efeito cônico e às vezes até piramidal. O caule também pode ser mais pálido do que antes e seus espinhos podem ser mais espaçados, mais curtos ou mesmo ausentes.
O que fazer para deixar o cacto mais grosso
Não há mistério, como já foi dito acima, os casos que mais deixam os cactos finos são a falta de luz do sol e a baixa fertilidade do solo. Portanto, sempre verifique estes dois elementos em seus cactos e veja o que você pode fazer para melhorar o cultivo.
Mas é sempre bom adubar a planta para que ela possa crescer vigorosa.
E se o cacto já estiver estiolado?
Depois que um cacto sofre o estiolamento, o caule afetado nunca mais recupera sua forma normal: o dano será visível pelo resto da vida da planta. Se isso continuar por vários anos, haverá uma série de expansões e contrações, dando ao caule um formato irregular, enquanto um cacto saudável normalmente terá um caule muito simétrico.
Para tentar resolver isso, você pode optar por propagar seu cacto. Fazendo mudas para obter novas plantas e a partir daí começar a cuidar da melhor forma possível para que eles cresçam saudáveis. E assim você terá cactos com caules mais grossos.
Postar um comentário