Como cuidar de cactos grandes

 

Como cuidar de cactos grandes


Estima-se que existam mais de 1700 espécies diferentes de cactos ao redor do mundo. Os cactos são plantas que, em sua maioria, vivem em ambientes secos. Dessa forma, para serem bem cuidados, eles precisam de pelo menos 4 horas de sol por dia, um solo bem drenável e pouca rega.

Por causa da sua capacidade de armazenar água, os cactos são um tipo de suculenta. Mas vale lembrar que nem todas as suculentas são cactos. Nesse sentido, um fator de diferenciação dos cactos é que eles armazenam água apenas no interior de seu tronco, enquanto que outras suculentas também têm a capacidade de armazenar em suas folhas.

Os cactos têm folhas modificadas, chamada de espinhos, que são uma adaptação evolutiva para evitar a perda excessiva de água, devido ao ambiente em que vivem.

A fotossíntese – processo em que a planta produz alimento através da luz- normalmente não ocorre em seus espinhos, como ocorre nas folhas da maioria das plantas. Por esse motivo, a fotossíntese dos cactos ocorre majoritariamente em seu caule.


Substrato

Os cactos são adaptados a ambientes secos. Eles têm um sistema radicular relativamente curto com a capacidade de absorver água e nutrientes de forma mais rápida para armazenar em seu interior.

Diante disso, o ideal é usar solo bem drenado, ou seja, que tenha uma boa porção de areia em sua composição. Por exemplo, para fazer um bom solo para cactos, misture 1 parte de terra vegetal com 1 parte de areia de construção.

Caso necessário, você pode adicionar outros componentes ao solo para deixa-lo mais incorporado, a exemplo do húmus de minhoca. Além disso, já existe no mercado misturas de solo para cactos, prontas para uso.


Ambiente

Devido ao seu habitat, os cactos são plantas que gostam de bastante luz. A maioria deles precisa de pelo menos quatro horas de sol por dia. Dessa maneira, coloque seu cacto próximo a uma janela ou locais abertos que sejam bem iluminados.

Cactos grandes não irão sobreviver em ambientes internos, onde a luz do sol não possa entrar.


Como regar

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de qualquer planta, e para os cactos não é diferente. Porém, a diferença é que os cactos não precisam ser regados todos os dias, pois como já sabemos eles têm a capacidade de armazenar água em seu caule.

Por isso, A recomendação é que os cactos sejam regados no máximo 1 vez por semana. Quando for regar, ela deve ser feita de forma abundante, ou seja, regue até que a água comece a escorrer pelo fundo do vaso.

A regra é sempre regar quanto o solo estiver completamente seco. Para verificar a umidade do solo, basta pôr o dedo na terra e se ao retirar ele sair limpo (sem nem um resquício de solo), significa que já está na hora de regar.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem