Como Tratar fungos em cactos e suculentas
As suculentas apresentam uma maior probabilidade de desenvolver infecções causadas por fungos quando saem de seu habitat natural. A principal razão para isso é a mudança nas condições climáticas, muito umidade é um dos principais causadores das doenças fúngicas.
Existem muitos tipos de fungos. Os que ficam na superfície são fáceis de perceber e tratar, mas existem vários tipos de fungos que podem causar apodrecimento interno e apresentar problemas muito mais difíceis de tratar. Veja abaixo alguns tipos de fungos e como resolver:
Fungo preto
via unusual seeds |
O fungo preto está entre os fungos menos prejudiciais para as suculentas. A infecção é causada pela presença de cochonilhas, pulgões ou moscas brancas.
Esses insetos exalam uma substância adocicada que os fungos se alimentam. Em grande quantidade os fungos cobrem boa parte da planta, impedindo que ela realize a fotossíntese e consequentemente seu desenvolvimento.
Portanto, para eliminar o fungo preto, você precisa garantir que sua suculenta esteja livre da infecção por insetos. Grandes infestações podem ser difíceis de eliminar, por isso remova os insetos antes que seja tarde demais.
Antracnose
via unusual seeds |
A antracnose em suculentas é geralmente causada por fungos do gênero Colletotrichum. A infecção afeta muitas espécies de cactos e suculentas.
O sinal da antracnose é o aparecimento de manchas pretas nas folhas e as vezes no caule da suculenta, no início são pequenas e com o passar tempo aumentam bastante de tamanho.
Quando sua suculenta está infectada com esses fungos, você pode remover e eliminar apenas as folhas afetadas.
Essa infecção se espalha principalmente por vasos e terra contaminada, portanto, evite reutilizar o solo e certifique-se de limpar bem os vasos e ferramentas que você usa na jardinagem.
Você também pode usar fungicidas a base cobre para destruir quaisquer corpos fúngicos restantes. Existem muitos disponíveis no mercado, proteja-se sempre que usar e siga as recomendações da embalagem.
Fusarium oxysporum
via houzze.com |
O Fusarium oxysporum geralmente ocorre quando o solo fica muito tempo úmido. O fungo penetra pelo sistema radicular. Dessa forma, os tecidos ficam bloqueados e as suculentas não conseguem absorver água suficiente.
O principal sintoma é o amarelecimento progressivo das folhas, de baixo para cima. Com o desenvolvimento da doença, as folhas adquirem um tom amarelo-claro, podendo até cair com um simples toque, além disso a planta para completamente seu desenvolvimento.
Esse fungo evita que a suculenta absorva a água, causando estresse intenso, murcha, amarelecimento e, por fim, a morte.
O fusarium oxysporum é um fungo de difícil controle. Então é melhor evita-lo. Portanto, sempre faça a rega da melhor forma possível para sua suculenta.
Postar um comentário