Espécies de Suculentas

As suculentas são realmente plantas que nos encantam por sua beleza única. Entre elas existem espécies raras e incomuns, com características extraodinárias.

Muitas delas apresentam formas que não estamos acostumados a ver em plantas. Algumas delas só são possíveis de encontrar em locais especícos do mundo. Outras são frutos de cruzamentos entre diferentes espécies.

Confira abaixo alguns dos diferentes tipos de suculentas.


1. Espécies de suculentas raras

1.1  Opuntia cylindrica cristata

opuntia
Opuntia cylindrica cristata via leaf & clay


Este cacto cresce de maneira imprevisível e curvilínea com um tom verde escuro. Ele é formado como uma única faixa torcida, com espinhos suaves ao toque. Ele gosta de local ensolarado, com bastante fluxo de ar. É fácil de cuidar.


1.2 Haworthia cuspidata variegata

haworthia
Haworthia cuspidata variegata via leaf & clay


É uma suculenta da família aphodeleceae. Cresce em forma de roseta e é capaz de formar brotos que cobre boa parte do solo. E apresenta partes translucidas nas pontas das folhas.


1.3 Espostoa 'peruvian old lady'

espostoa
Espostoa peruvian old lady via leaf & clay


De aparência absolutamente encantadora, seu habitat natural é a região de montanhas do oeste do Peru. Elas não florescem com frequência, mas quando as flores são produzidas também são de cor brancas.

1.4 Adromischus maculatus 'Calico Hearts'

adromischus
Adromischus maculatus via leaf & clay


Suas folhas têm formatos estranhos. É uma suculenta que cresce pouco, o caule é curto, atingindo apenas 15 cm de comprimento. As flores são de cor verde amarelada.

Essas são algumas das suculentas mais estranhas e únicas que temos pelo mundo. Todas têm sua beleza e isso não podemos negar.



2. Espécies de suculentas pendentes

As suculentas são plantas realmente incríveis, não é mesmo?! São ideiais paa quem deseja plantas fáceis de serem cultivadas. Além de terem um beleza incomparável.

As necessidades básicas das suculentas são semelhantes, mas cada uma apresenta suas peculiaridades em relação aos cuidados que se deve ter com as redas, solo, adubação e necessidades de luz do sol.

E hoje iremos mostrar a vocês 4 espécies de suculentas pendentes. Ideais para enfeitar seu jardim vertical ou vasos suspensos.

2.1 Sedum morganianum


suculenta pedente
Sedum morganianum via jardins coloniais


Essa suculenta é muito conhecida como rabo de burro. Tem folhas curtas e coloração verde-claro. Gosta de ficar no sol por pelo menos 4h por dia.


2.2 Rhipsalis baccifera


cacto macarrão
Rhipsalis baccifera via adenium-doma.ru


Por incrível que parece, essa espécie de suculenta é um cacto. Nativa das florestas brasileira. É muito utilizada em jardins verticais. Uma dica é utilizar um solo bem fibroso para cultivá-la.

2.3 Othonna capensis


suculentas pendentes
Othonna capensis via sohu.com

Essa espécie é conhecida como colar de rubi. Gosta de sol pleno, pois quanto mais exposta aos raios solares mais suas belas cores ficam evidentes. A rega deve ser pouco frequente.

A meia sombra, apenas o caule fica com a cor roxa. As folhas ficam verdes.

2.4 Curio rowleyanus 

curio
Curio rowleyanus

Essa planta é conhecida popularmente como colar de pérolas. Seu gênero foi atualizado, antigamente era denominada de Senecio rowleyanus. 

É muito delicada, goste de meia sombra e não tolera ventos muitos fortes, pois suas folhas correm o risco de cair.



3. Espécies de suculentas de sol

As suculentas são plantas ideias para decorar vários tipos de ambientes, dentre eles um jardim externo. Suculentas de sol pleno são as que necessitam de pelo menos 6 horas de sol diariamente.

Então aqui vai uma lista com 6 suculentas de sol pleno:


3.1 Aeonium arboreum ‘Zwartkop’

Aeonium arboreum ‘Zwartkop’

Uma suculenta arbórea que pode desenvolver hastes com mais de 30 centímetros de comprimento.


3.2 Haworthiopsis attenuata

Haworthiopsis attenuata

É uma suculenta com pequenas verrugas em suas folhas, e desenvolve vária folhas ao redor do caule. Também é conhecida como suculenta zebrada.


3.3 Sedum morganianum (rabo de macaco)

Sedum morganianum (rabo de macaco)

É uma suculenta pendente, com folhas pequenas. Seu cultivo é ideal em vasos suspensos. A rabo de burro é uma suculenta de sol pleno, porém em locais onde as temperaturas são altas, pode ser que ele não se dê bem com a exposição prolongada no sol.


3.4 Kalanchoe luciae

Kalanchoe luciae

Esta suculenta apresenta folhas largas, adapta-se facilmente a jardins externos. Além de ter uma coloração incrível quando exposta ao sol.


3.5 Curio talinoides var. Mandraliscae

Curio talinoides var. Mandraliscae
Via flores e folhagens

Uma suculenta de coloração azul. As folhas são finas, formando pequenos arbustos.


3.6 Agave victoriae-reginae

Agave victoriae-reginae

Geralmente, as suculentas do gênero agave são de sol pleno. Esta espécie apresenta crescimento lento, e suas folhas crescem formando uma bola.


4. Espécies de suculentas para iniciantes

Veja quais são as 4 espécies de suculentas mais fáceis de cultivar para inciantes.

Cultivar suculentas é fácil, se você já sabe todos os cuidados básicos sobre elas. E hoje vamos para mais um assunto que busca ajudar os iniciantes no cultivo de suculentas, que não sabem por quais espécies começar. 


4.1 Aloe vera

aloe
Aleo vera via ASU

Todo mundo conhece a tradicional babosa. É amplamente usada por seu benefícios medicinais e cosméticos. Existe uma infinita variedade de plantas pertencentes ao gênero Aloe. Todas são ótimas para iniciantes. 

Essas espécies geralmente são de sol pleno, e como todas as suculentas elas precisam de um solo bem drenado. Realize a rega sempre que o solo estiver seco.


4.2 Crassula ovata

crassula
Crassula ovata hobbit via plantsrescue.com

A Crassula ovata é conhecida como planta de jade. Existem inúmeras variedades dessa planta, como a Crassula ovata ‘gollum’ e Crassula ovata ‘hobbit’. 

Elas são bem fáceis de cuidar dentro de casa. Você só precisa arrumar um lugar bem ilumidado para elas, de preferência perto de janelas. As regas devem ser realizadas semanalmente. 

4.3 Echeveria elegans

Echeveria
Echeveria elegans via oregun cactus

As Echeverias são conhecidas por terem um formato de roseta. São muito bonitas, e ganham cores magnificas quando são expostas de maneira adequada a luz solar. 

O maior problema que você pode enfrentar com a Echeveria elegans (e também com todas as echeverias) é o excesso de água, por isso tome cuidado na hora de realizar as regas. Verifique se o solo está realmente seco, e sempre priorize solos bem drenados. 

4.4 Sedum burrito

sedum
Sedum burrito via tangled headphones

Essa suculenta é muito conhecida por rabo de burro. É uma planta nativa do México, e é fácil de ser encontrada em floriculturas. 

Ela pode tolerar solos um pouco mais argilosos (eu disse um pouco) e também é muito resistente a incidência de pragas. Além disso, pode ser cultivada em ambientes internos e externos. 

Essas são as quatro espécies mais indicadas por mim para iniciantes. Lembrando que elas não são as únicas, recomendo que você faça uma pesquisa e veja qual suculentas você mais gostaria de ter para cuidar.


5. Espécies de suculentas de sombra

As suculentas são populares por serem fáceis de cultivar em qualquer ambiente. Elas são capazes de armazenar água em suas folhas, o que as permite sobreviver por longos períodos de seca. Além disso, elas conseguem se adaptar a vários tipos de ambiente, inclusive a ambientes internos. Porém, a luz do sol ainda é muito importante para sua sobrevivência nesse tipo de ambiente.

Veja abaixo 4 suculentas fáceis de se cuidar dentro de casa:


5.1 Zamioculca

zamioculca

A zamioculca é uma planta exótica da família das Aráceas, originária da África tropical. Ela conseguem sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água e iluminação. Sendo ótima para decorar salas e escritórios.


5.2 Kalanchoe

kalanchoe


A kalanchoe tem origem africana muito versátil. No período de floração, as flores conseguem suportar a escassez de água. As flores podem variar em tons de alaranjado, vermelho, amarelo, rosa, lilás e branco.


5.3 Espada de são Jorge



A espada de são Jorge é uma planta muito conhecida, mas o que muitos não sabem é que ela também é uma suculenta. Por este motivo, ela consegue sobreviver por muito sem água e luz do sol direta.

Ela é muito utilizada para decorar ambientes internos onde há pouco incidência de luz solar.


5.4 Planta de jade

planta de jade

A planta de jade é uma suculenta muito simples de se cuidar. Muitas pessoas gostam de coloca-las em salas, quartos e escritórios, pois elas são consideradas um símbolo de boa sorte.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem