Embora seja comum que a maioria das pessoas plante seus cactos e suculentas em vasos pequenos, vai chegar um momento em que será preciso troca-los de vaso. Ou então, você decidiu que é hora de trocar sua plantinha para um vaso maior e mais bonito.
Mas como vou saber que já é hora de trocar minha suculenta ou meu cacto de vaso? Aqui vão algumas dicas:
- Quando você perceber que as raízes estão bem compactatadas ou saindo dos orifícios de drenagem;
- Quando você rega, a água fica presa na parte superior do vaso, ou então demorar muito para ser drenada para o fundo do vaso;
- Quando você percebe que sua planta já é grande demais para o vaso;
- Quando o solo se torna de baixa qualidade ( a água seca rápido demais, tem aspecto muito arenoso, etc).
Geralmente, recomenda-se trocar de vaso a cada um ou dois anos. Isso é uma maneira de fornecer solo fértil e fresco de melhor qualidade. O melhor momento para fazer essa troca é na início da primavera. Quando a planta apresenta mais energia disponível para sobreviver a possíveis danos.
Como realizar o procedimento?
Remova a planta do vaso original. Aperte cuidadosamente ao redor do vaso (se ele for de plático) para ir soltando a terra. Verifique se o sistema radicular está muito cheio e a planta esta "engasgando".
Retire o excesso de solo ao redor das raízes. Tente deixar as raízes mais espalhadas, mas tome cuidado para não puxar com muita força e quebrar. Você pode usar um palito para remover o solo mais duro.
Veja também se há raízes mortas, essas devem ser podadas.
Agora para o vaso novo, você pode utilizar algumas pedrinhas (geralmente se usa argila expandida) e papel filtro no fundo do vazo para que nas primeiras regas a terra não desça e saia pelos buraquinhos. Com o tempo o solo irá ficar mais firme e você não terá que se preocupar com isso.
Coloque o novo solo no vaso, em seguida coloque sua plantinha com cuidado. Não regue a sua suculenta imediantamente, espere alguns dias para que sua planta se adapte ao novo solo.
1.1 Em resumo:
- Remova a suculenta do vaso;
- Retire o excesso de terra ao redor das raízes;
- Faça poda na planta, se necessário;
- Remova toda terra do vaso anterior;
- Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso;
- Coloque papel filtro;
- Coloque o substrato adequado;
- Coloque a suculentas no vaso;
- Cubra o solo ao redor da suculenta com cascalhos;
- Espere alguns dias para regar.
Postar um comentário