Após a montagem, os terrários necessitam de cuidados mínimos para permanecerem bonitos.
A principal preocupação dever ser em relação ao fluxo de água no interior do terrário. Assim, como o ambiente em que você irá colocá-lo.
Ambiente
A luz do sol é um importante fator para a sobrevivência do seu terrário, por isso coloque-o em um ambiente bem iluminado. Não coloque o terrário no sol direto, o vidro aumenta temperatura interna e as plantas podem morrer por excesso de calor.
Em um ambiente de pouca luz solar, você pode usar uma lâmpada especial para o crescimento de plantas.
Poda
Folhas enrugadas indicam falta de água. Folhas amareladas indicam rega excessiva. Remova todas as folhas amarelas ou mortas.
Dicas para terrários fechados
Com o tempo o terrário fechado manterá um nível estável de umidade por conta própria e exigirá pouquíssima água ou cuidados.
A umidade das plantas se condensará no teto e nas laterais do vidro e então reciclará suas gotas como chuva. Uma vez estabelecidas, as plantas do terrário prosperarão nesse pequeno ecossistema.
No entanto, se você notar um acumulo excessivo de água no vidro, limpe com uma toalha de papel, pois o excesso de umidade pode contribuir para o apodrecimento das plantas.
Além disso, você pode ventilar o terrário abrindo a tampa por algum tempo, para que o excesso de umidade saia. Por outro lado, se o terrário estiver muito seco e não houver umidade nas laterais ou na tampa, regue seu tarrário pelas laterais do vidro.
Regue aos poucos até deixar o solo bem umido. Em seguida, espere algumas semanas para ver se o ciclo de umidade começa. Uma vez que o ciclo esteja em equilíbrio, você não precisará regar seu terrário.
Dicas para Terrários abertos
Geralmente os Terrários abertos são feitos com cactos e suculentas. E a regra geral para regar bem e depois esperar que o solo seque completamente antes de regar novamente.
As suculentas são plantas desérticas e estão acostumadas a condições mais secas. No entanto, não deixe que elas fiquem sem água por longos períodos.
Geralmente a frequência de regas é semanal. Mas é sempre bom ficar de olho quando o solo já estiver seco. Regue o solo do terrário e não a planta. E também não use borrifadores nas suculentas, pois isso pode causar o apodrecimento das folhas.
Deixe seu terrário aberto em um local bem ilumidado, e que receba a luz direta do sol pelo menos pela parte da manhã.´
Postar um comentário