O melhor solo para cactos e suculentas deve ser poroso e bem drenável. Isso significa que ele não deve reter água em excesso. Essa característica é importante, pois as suculentas não toleram solo encharcados por longos períodos.
E para preparar o melhor solo em casa, você precisa de basicamente dois ingredientes, uma boa terra vegetal e areia. Misturando ambos em proporções iguais você terá uma terra excelente para começar a cultivar suas suculentas.
Mas não é só isso, continue lendo e aprenda tudo de mais importante sobre um bom substrato para cactos e suculentas, além de dicas e outras misturas de solo.
Características de um bom solo para suculentas
Sem dúvida, as suculentas são lindas e ótimas para decorar vários ambientes, seja no trabalho ou em casa. Mas elas são bastante exigentes em alguns aspectos, como por exemplo em relação ao solo. Apesar de não serem exigentes em solos com alto teor de nutrientes, elas gostam ele seja bem drenável.
Essas plantas são nativas das regiões semiáridas, principalmente da África, América Central, México e algumas partes da Europa. Eles vivem em clima quente e seco durante muito tempo, e para sobreviver nessas condições elas se adaptaram, desenvolvendo a capacidade de armazenar água no interior de suas folhas e caule.
Além disso as suculentas têm raízes que absorvem rapidamente a água. Por esse motivo elas precisam de um solo arenoso e não é ideal regar as suculentas todos dos dias.
Solo úmido para suculentas não é apenas desnecessário, como também é perigoso. Pois pode ocasionar a podridão das raízes e atrair uma série de pragas, sem mencionar as doenças fúngicas que se desenvolvem em solo úmido.
Solo drenável
Essa é a principal característica de um bom solo para suculentas. Ao fazer sua própria mistura de terra, você precisa se certificar que ela irá drenar rapidamente a água. Um solo solto e poroso é o substrato perfeito para o cultivo de plantas suculentas.
Solo aerado
É importante que as raízes tenham espaço para respirar e crescer. Isso não apenas facilitará a absorção de água e nutrientes, como também criará um ambiente sustentável para os microrganismos benéficos no solo.
Solo não compactado
Um solo argiloso e compacto é terrível para as suculentas. As raízes odeiam esse tipo de substrato porque retém a umidade por longos períodos e dificulta a respiração da planta, além de impedir o crescimento das raízes.
Solo sem nutrientes em excesso
Poder ser estranho, mas as suculentas não gostam de solo que tenham grandes quantidades de nutrientes, especialmente o nitrogênio, que pode matar sua planta rapidamente.
Outra questão é que você deve evitar fazer o uso de adubos orgânicos. Opte por usar adubos inorgânicos e que sejam solúveis.
Principais nutrientes do solo para suculentas
Os principais macronutrientes (nutrientes que a planta requer em maior quantidade) são nitrogênio, fósforo e potássio - o famoso NPK.
Esse nutrientes são essenciais para manter o metabolismo das plantas funcionando regurlamente, para assim mantê-las bonitas o ano todo.
Nitrogênio
O nitrogênio ajuda no crescimento e desenvolvimento celular, assim como no crescimento e desenvolvimento planta.
Fósforo
O fósforo é fundamental para a produção de energia, e também para o crescimento e forma de novas raízes. Além de favorecer o florescimento.
Potássio
O potássio atua no metabolismo das células e serve para ativar enzimas que ajudam a melhorar a saúde das plantas. Isso faz que a planta fique mais resistente ao ataque de pragas e doenças.
Além desses, existem outros macronutrientes como o cálcio, magnésio, enxofre.
Os micronutrientes (nutrientes que a planta requer em menor quantidade) também são importantes para que a planta continue viva. Porém esses são mais difíceis de ficarem em falta no solo.
E para evitar que aja falta é muito importante que você sempre ofereça um solo de qualidade para cultivar suas suculentas.
Detalhes sobre alguns ingredientes do solo para suculentas
A perlita tem o objetivo de auxiliar na aeração e drenagem. Ela é particularmente útil na retenção de nutrientes e umidade. Também, pode ser usado granito triturado, cascalho ou pedra de aquário.
A areia é usada para tornar o solo menos compacto e aumentar a drenagem. Use apenas areia de construção.
Carvão ativado impede em grande parte o desenvolvimento e a proliferação de fungos nas raízes das plantas.
A fibra de coco, uma fibra natural proveniente de cascas de coco raladas, também pode ser substituída por turfa.
Terra vegetal é importante para disponibilizar a maior parte dos nutrientes as suculentas.
Como fazer sua própria mistura de solo
via threadbarecloak.com |
Não há mistério para fazer uma boa mistura de solos para suculentas. A partir do momento que você entende as informações acima, tudo fica mais simples. E os materiais para fazer isso são apenas um detalhe.
Obviamente, você pode personalizar seu substrato, de acordo com a necessidade de sua planta.
Para medir os ingredientes do substrato, você pode usar qualquer recipiente (copo medidor, vidro etc.) desde que você use a mesma medida para todos eles.
Por exemplo: se você for usar terra vegetal, areia e perlita. Você deve fazer isso usando o mesmo recipiente.
Agora você irá aprender algumas “receitas” de solo para fazer em casa. Temos certeza que você irá gostara de fazer. Vale lembrar, que existem inúmeras maneiras de fazer e nem uma delas está errada, apenas fique atento as reais necessidades de cada planta.
Receita 1
2 partes de terra vegetal
1 parte de perlita
Receita 2
1 parte de areia
1 parte de terra vegetal
Receita 3
3 partes de terra vegetal
2 partes de perlita
1 parte de fibra de coco
Lembre-se de misturar bem todos os ingredientes.
Solo para propagação de suculentas
Caso você queira fazer a propagação das suas suculentas utilizando o solo, abaixo você algumas sugestões que pode lhe ajudar.
Propagação por sementes: quando você propagar suas suculentas usando sementes, use uma mistura que contenha 1 parte areia e 1 parte de fibra de coco.
Propagação por estacas: se você propagar suas suculentas por estacas, use uma mistura contendo 1 parte de fibra de coco e 2 partes de areia.
Essas são apenas recomendações, existem muitas outras maneiras de fazer. Por isso escolha a que mais está de acordo com o que você pode ou acha certo a se fazer. Pois cada local, cada ambiente tem suas particularidades.
Além disso, você pode usar um substrato específico para suculentas, que são encontrados em floriculturas ou casas agropecuárias.
Um bom solo para suculentas impede que ela morra também caso você exagere na rega.
Postar um comentário