Como cuidar de suculentas do gênero Echeveria

suculentas do gênero echeveria
Echeveria Briar Rose via MLD succulents

As suculentas são fáceis de cuidadar, pois grande parte das espécies só precisa de um bom local ensolarada, solo drenável e pouca água. 

E dentro desse grupo de plantas, existem as espécies do gênero Echeveria. Esta é uma suculenta da família Crassulaceae. E são conhecidas como rosas de pedra. 

Os cuidados com a Echeveria são praticamente a prova de falhas, crescem bem em vasos ou em canteiros. As variedades, cores, tons e texturas das Echeveria deixam qualquer lugar encantador. São plantas ideais para jardins e locais bem ensolarados.

A maioria das espécies têm formato de rosetas e folhas grossas. Quase sempre as folhas são coloridas. É de crescimento lento e geralmente não excede (30 cm) de altura.

Clima

As Echeverias são originárias do México e da América Central. Elas não são tão adaptadas ao frio e morrem em temperaturas muito baixas. Por outro lado, sol e temperaturas levemente baixas favorecem a coloração dessas plantas. 

Você pode mantê-las vivas ​​durante os meses frios, colocando-as dentro de casa. Depois que as geadas tiverem passado, você pode move-las gradualmente de volta para fora na primavera.


Necessidade de luz

Echeverias geralmente são suculentas de sol pleno ou meia sombra. No entanto, tente evitar mudanças drásticas de luz solar e o sol intenso do verão, para não ocasionar estresse excessivo. 

Mudanças dramáticas na iluminação podem estressar as plantas de maneira negativa. Se você estiver mudando suas suculentas de local, faça isso gradualmente. Algumas horas no sol da manhã, depois mais algumas, até que possam ficar totalmente acostumadas em pleno sol. 

O sol intenso do verão, em algumas regiões, ser muito forte e as folhas correm o risco de queimar. As folhas queimadas não se recuperam, e como a Echeveria mantém suas folhas por muito, elas também parecerão queimadas por um longo tempo. Se o dano for grave, é melhor decapitar a planta e deixá-la crescer novamente através do caule. 

Durante o inverno, quando suas plantas estiverem dentro de casa ou um local coberto, coloque-as perto da janela que receba bastante luz. Caso ela não receba a quantidade de luz necessária, ela ficará estiolada 

Como regar

Echeveria, dentro ou fora de casa, não gosta de ficar molhada por muito tempo, mas também não gosta de ficar muito seca. 

Quando você regar a Echeveria, regue de preferência somente o solo e não a roseta. Molhe a terra até que a água comece a escorrer pelo fundo do vaso. Então, não regue novamente até o solo secar. O tempo entre a rega depende das temperaturas e condições da planta. 

Os principais problemas observados nas Echeverias são devido a regas em excesso. Que causam principalmente o apodrecimento da planta. Fique de olho em suas plantas e faça ajustes, se necessário. 


Solo ideal

Echeveria Blue Bird
Echeveria Blue Bird via Jocelyn Ainsworth

Como todas as plantas suculentas, a Echeveria precisa de solo bem drenável. Isso ajuda a impedir que a umidade apodreça as raízes. Muitas pessoas ou produtores têm sua própria forma de produzir um substrato para as suculentas. 

No entanto, um solo específico para cactos e suculentas também funciona. Como regra geral para saber se o solo está no ponto certo, você pode verificar apertando um punhado de solo, e quando soltar ele deve se desfazer novamente. 

Quando você ver por aí que o solo para suculentas deve ser “arenoso”. Isso significa que o solo precisa drenar bem a água. Se você for adicionar areia ao substrato das suas suculentas, certifique-se de que seja areia de construção grossa. 

O ideal é mudar o solo das suculentas cada 1 ou 2 anos para sempre mantê-las saudáveis e com as raízes fortes. 

Como usar fertilizantes

Os fertilizantes não é um requisito de uso contínuo para a Echeveria e também para a maioria de espécies de suculentas. Já que as suculentas são nativas de solo sem muitos nutrientes. Portanto, eles são muito suscetíveis a queima causada por fertilizantes, principalmente por excesso de nitrogênio. 

É importante usar fertilizantes nas Echeverias a cada 3 meses. Opte por usar fertilizantes solúveis ou de liberação lente. Para evitar excessos e oferecer somente os nutrientes para que a planta prospere bem.

Como propagar

As echeverias são suculentas muito fáceis de se propagar. O método mais recomendado para essas espécies é por folhas.

Retire as folhas girando um pouco para o lado (escolhas folhas saudáveis) elas sairão com certa facilidade. Existem vários tipos de bercários, você optar por colocar as folhas de Echeveria sobre o solo e local bem ilumidado. Não é necessário enterrar. Com cerca de 1 mês as mudas já estão se formando.


Vaso ideal

Echeveria ben bandis
Echeveria ben bandis via tess

É importante que você saiba escolher o tamanho de vaso certo para as Echeverias. Pois se você colocar uma planta pequena me um vaso muito grande, pode correr o risco de o solo reter muita água e ocasionar o problema de podridão.

Porém, se você colocar uma planta muito grande em um vaso muito pequeno, pode ser que as raízes não se desenvolvam bem. Fazendo com que a planta fique fraca e suscetível ao ataque de pragas e doenças. Portanto, encontre um vaso que você acha ótimo, pequeno ou grande e que deixe sua Echeveria crescer livremente. 

Além disso, você pode usar diferentes tipos de vasos. Os vasos mais indicados para echeverias são os de barro.


Pragas e doenças

Assim como as suculentas em geral, a echeveria fica muito suscetível ao ataque de pragas e doenças quando não está em condições ideais de crescimento. 

As pragas mais comuns são as cochonilhas, que são pequenos insetos que sugam a seiva das plantas, impedindo que elas se desenvolvam e posteriormente venham a morrer. 

O outro problema é em relação aos fungos que atacam as suculentas causando manchas e queimaduras. Esses danos podem ser irreversíveis caso não aja cuidado prévio. 

Combine e faça arranjos de echeverias para criar lindo jardins. Certamente ficará lindo. 

Esperamos que você tenho gostado. Até mais.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem