Como recuperar uma suculenta queimada pelo sol

Uma suculenta queimada pelo sol ficará com manchas escuras e descoloridas nas folhas. 

E quando as queimaduras são mais intensas, com folhas extremamente marrons e secas os danos são permanentes, sendo quase impossível de reverter o problema. 

No entanto, se a descoloração for mais amena, parecido com uma cor bege pálido nas folhas, este é o primeiro sinal de queimadura solar iminente.

Uma boa notícia é que nessa fase é possível reverter o problema com mais facilidade. Então retire a suculenta imediatamente do sol, coloque-a na sombra em local arejado e bem iluminado. Em pouco tempo a folha irá se curar.
Infelizmente não há como recuperar as partes já queimadas de uma suculenta.

Se a planta estiver com estágios leves de queimadura, ainda é possível recuperá-la. Para isso, retorne imediatamente a planta para um local de sombra, que seja arejado e que receba luz indireta. Retire todas as partes queimadas, e tome todos os devidos cuidados com a parte que ainda está viva. 

Para você conseguir ter sucesso nesse processo de mover a planta suculenta para o sol, é necessário que você faça isso de forma gradual. Coloque ela a pleno sol por um curto período de tempo, todos os dias. E vá aumentando regularmente a duração ao longo de algumas semanas. 

Mas lembre-se, nem todas as espécies gostam de sol pleno todos os dias. Tenha em mente também que sol pleno na região norte do Brasil é diferente de sol pleno na região sul. Quanto mais forte for o sol em sua região, mais cuidados você deve tomar, para manter suas plantinhas livres de queimaduras solares. 

Caso sua planta já esteja com as cicatrizes mais graves, o dano é permanente. Sendo assim, você terá que esperar ela crescer novamente com o tempo. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem